Há três anos que a Universidade Positivo (UP), instituição de ensino superior parceira da CR Almeida, promove o Engeworkshop, um evento que reúne os alunos dos cursos de Engenharias para apresentação de TCCs e projetos de iniciação científica. A CR Almeida patrocinou a ação, que ainda contou este ano com oficinas, minicursos e palestras de profissionais da área de Engenharia.

Uma das palestras foi ministrada ontem, dia 27, pelo engenheiro e gerente de contrato da CR Almeida Sérgio Consalter. Consalter está à frente da construção do Estaleiro Jurong Aracruz e contou para os presentes todos os desafios enfrentados na realização dessa empreitada.

Com início em maio de 2013, o Estaleiro Jurong teve como escopo a construção de um cais de 250 x 25 m e um píer de 407 x 25 m. O processo construtivo contou com alguns processos diferenciados, tais como a elaboração de um aterro dentro do mar com utilização de barreiras de rochas e a implantação das vigas de atracação, além da dragagem e escavação profundas. Essas etapas foram abordadas pelo gerente de contrato, que também apontou todos os desafios encontrados em cada fase da construção e a solução utilizada para transpor cada um deles.

Ao final da palestra, Consalter ainda indicou pontos que ele julga ser importante de serem acompanhados em qualquer obra. Um deles, que ele considera essencial para o sucesso de uma construção pesada, é a gestão contratual. Segundo o engenheiro, as regras do contrato sempre devem ser observadas e quaisquer alterações devem ser oficializadas a fim de se obter segurança para o contratado e para o contratante. Ele ainda apontou que toda a alteração de projeto deve possuir anuência do cliente e que é papel do engenheiro apontar as melhorias que podem ser implementadas no processo, uma vez que ele também é responsável pela execução da obra.

O evento ainda contou com a premiação dos melhores alunos do curso de Engenharia Civil da UP de 2014. Reconhecidos pela sua dedicação acadêmica, eles foram premiados pelos membros da diretoria da CR Almeida.